Lixo Consciente

As diversas atividades humanas, desde indústrias, residenciais, hospitalares, comerciais, agrícolas, de limpeza de vias públicas e outras, são potenciais geradoras de resíduos. A produção descontrolada de resíduos sólidos vem causando, especialmente nos centros urbanos, grandes transtornos, tanto ambientais como na saúde e bem estar da população. Somente uma pequena parcela destes é reciclada, necessitando de medidas sustentáveis para seu manejo adequado.

Os resíduos sólidos produzidos no Brasil chegam a 240 mil toneladas por dia, número superior ao de países como a Suécia e Alemanha. Dentre os resíduos sólidos, quase 80% são jogados nos lixões e  somente 20% nos aterros.

Infelizmente, de todos esse lixo produzido diariamente no Brasil, apenas 2% é reciclado, ou seja, transforma-se novamente em matéria-prima para ser reutilizada.

Há três anos o GERE vem colocando pontos de coleta seletiva na Feira da Música, são elas as de papel, plástico, metal, vidro e orgânico. no final do evento, todo material é pesado, registrado fotograficamente e acondicionado de forma adequada para ser levado as parceiras do GERE, ASCAJAN (Associação dos Catadores do Jangurussu) e a ARAN (Associação dos Recicladores Amigos da Natureza). Essa entrega gera renda para cerca de 82 catadores desde 2009.