O GERE participou da elaboração e aplicação do
Plano de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos no VII Congresso Brasileiro de
Agroecologia (CBA), cuja finalidade básica foi propor ações para uma gestão
adequada dos resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final,
envolvendo aspectos operacionais, organizacionais, financeiros, legais e
sociais no congresso. Logo em seguida, após ao evento, foi elaborado um estudo
enumerando, de forma explicativa, as
fases do gerenciamento empregadas antes, durante e depois do CBA.
O cronograma
de atividades do congresso e a observação do local, onde ocorreu o evento,
foram o ponto de partida para a elaboração do plano de ações que foram
desenvolvidos. Os trabalhos iniciaram em julho do
ano de 2011 com apresentação do trabalho de gerenciamento e a forma de atuação
do Grupo Especializado em Educação Ambiental e Resíduos (GERE) para o grupo de
organização do CBA. Nesse momento foi possível apreciar o que a organização
do evento pensava sobre Gerenciamento de Resíduos, esclarecer dúvidas sobre o
tema e propor ações no congresso. O VII CBA ocorreu entre os dias 12 a 16 de
dezembro de 2011. O estudo, que é a síntese de toda a atividade posta em ação
no congresso, é estruturado em tres importantes fases que nortearam o plano de
ações desenvolvidos no evento.
A primeira fase basearam-se nas visitas técnicas com a
leitura do espaço e o estudo das atividades que foram desenvolvidas durante o
Congresso. Essa fase norteou o plano de ações para o gerenciamento, como a
estruturação dos pontos de coleta e das ações de otimização para coleta,
transporte interno, armazenamento e destinação final. Finalizando esta etapa
aconteceram as atividades pré-evento, realizando palestras e treinamentos com a
equipe de produção, organização e limpeza, com o intuito de habilitá-los a
contribuir com a ação que aconteceu
durante o evento.
A segunda fase foi caracterizada pelo
processo de educaçao ambiental por trocas de informações e demonstrações sobre
o processo de Gerenciamento, com o contingente flutuante (visitantes e
participantes do evento). Foi nessa fase que os processos de gerenciamento
foram efetivados, colocando em prática ações de coleta seletiva, manuseio,
transporte interno, armazenamento temporário e destino final para a cooperativa
envolvida nos trabalhos. Nessa fase também foram desenvolvidos registros
fotográficos e levantamentos de dados relativos as quantidades produzidas
durante a montagem, os dias de eventos e desmontagem do evento.
A terceira fase foi caracterizada
pela compilação de todos os dados levantados nas duas primeiras fases,
juntamente com a caracterização dos resíduos gerados, sua pesagem, o valor
gerado com o reaproveitamento desses materiais, a quantidade de refugo
destinado ao Aterro Sanitário Metropolitano Oeste de Caucaia (ASMOC), além da
elaboração deste estudo com a avaliação e análise dos impactos causados pelo
evento.
O estudo elaborado pelo GERE forneceu
direcionamentos e ações para a implantação do gerenciamento de resíduos no
Congresso Brasileiro de Agroecologia e mostrou os resultados de todas essas
atividades, com análise dos impactos benéficos causados pelo evento com a
aplicação do gerenciamento de resíduos sólidos.
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