sábado, 10 de dezembro de 2011

Feira da Música 2009


A Feira da Música de Fortaleza, evento tradicional na cidade, este ano investiu de forma mais ousada e consciente no cuidado com o meio ambiente.Fomentou uma ação ambiental, que teve como foco o cuidado com os Resíduos Sólidos produzidos durante o evento, desde a montagem até a desmontagem.

Para tal contou com a parceria do GERE que facilitou treinamento com a equipe de limpeza comunitária e oficinas de reutilização de garrafa pet com moradores do Poço da Draga e Bom Jardim.Além de coordenar a coleta e encaminhamento do resíduos à associações de catadores.

Um dos resultados do Gerenciamento de Resíduos na 8ª edição da Feira, foram os 892 kg de resíduos, entre eles papel, papelão, latas, vidros, filmes, garrafas e copos plásticos.O GERE realizou um trabalho inovador em eventos, que pode funcionar como modelo para outras ocupações de espaços, pois toda atividade humana gera resíduo.

O projeto pioneiro consistiu em um conjunto de ações educativas, normativas, operacionais, financeiros e de planejamento, envolvendo visitantes e trabalhadores da Feira, tendo como base critérios sanitários, ambientais e econômicos para coletar, tratar e dispor o lixo, numa articulação com a ASCAJAN (Associação dos Catadores do Jangurussu); a ARAN (Associação dos Recicladores Amigos da Natureza); e o Projeto de Extensão Universitária NEPPSA (Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido).

Assim, durante os dias de Feira da Música, estiveram espalhados diversos pontos de coleta seletiva específicos para o material orgânico, plástico, papel, metal e vidro. Uma vez coletado, o resíduo é encaminhado para nova seleção, pesado, registrado, esse processo gerou renda para cerca de 70 catadores associados, além do resíduo orgânico ter sido transformado em adubo orgânico no Neppsa.


Nenhum comentário: